sábado, 16 de janeiro de 2010

As temporalidades do design



Acaba de sair no Trópico um breve ensaio que escrevi no fim do ano passado sobre a Experimenta Design 2009 (EXD'09), uma bienal internacional dedicada ao design, arquitetura e criatividade que ocupou muitos espaços aqui em Lisboa. A bienal tinha o tempo como tema e a exposição sobre a qual escrevi chamava-se "Lapse in time" e reunia a produção de jovens designers que problematizam em seus projetos a questão do tempo (nos mais múltiplos e férteis sentidos).

O texto encontra-se em: http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/3159,1.shl

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A criação de Adão (versão neuro) e os prazos fechando o cerco


Mais um trabalho sendo feito naquele esquema que prometi que não repetiria em 2010 - a última hora! Mas quando saber a hora de parar de ler, sentar e escrever? Sinto-me sempre despreparado! O trabalho é para o curso Estética e Ontologia que foi ministrado pelo Prof. João Pardana Constâncio e teve como tema as relações entre estética e ontologia no pensamento de F. Nietzsche. Estou escrevendo sobre memória e esquecimento em Nietzsche, para contrapor às perspectivas neurocientíficas tão difundidas pela cultura de massa contemporânea, tentando entender o que está em jogo quando o foco é deslocado do estômago para o cérebro... duas perspectivas um tanto diferentes sobre o corpo.
Apesar de ser um tema que já vinha estudando no Brasil, o contato com as teses sobre memória, atenção e tomada de decisão do Professor de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, Edmund T. Rolls, com quem pude conversar um pouco nas Conferências sobre a Condição Humana que aconteceram em Viseu ano passado e com o livro de Marc Jeannerod, "O cérebro íntimo", publicado em português de Portugal pelo Instituto Piaget, me fizeram rever alguns pontos nos quais insistia, sobretudo numa crítica um tanto generalista ao Darwinismo (acho que ler Darwin será meu próximo passo!).
Mas nessa coisa toda, tudo sempre corrido, um trabalho emendado no outro, vamos descobrindo preciosidades... estava agora mesmo pesquisando sobre Susan Aldworth, uma artista contemporânea que trabalha a partir de neuroimagens e que esteve no Brasil há uns 2 anos por ocasião de um evento do Pepas-UERJ e me deparei com uma interpretação de um tal F L Mershberger da "Criação de Adão", de Michelango, baseada na neuroanatomia (pelo menos esse assumiu que era interpretação!).

domingo, 3 de janeiro de 2010

Harun Farocki. Against What? Against Whom?


Está acontecendo na Raven Row, em Londres, uma exposição das video-instalações de Harun Farocki que conta com seu último trabalho, Immersion, que tematiza precisamente a utilização de games de guerra com finalidades terapeuticas no tratamento de soldados que voltaram da Guerra do Iraque com Transtorno de Stress Pós-Traumático - tema de minha dissertação aqui em Lisboa!

A exposição vai até 07.02.10 e preciso conciliar mudança pra Santiago de Compostela, final de período letivo e low cost... mas não posso perder!

Vale a pena conferir a resenha de Melissa Gronlund em: http://rhizome.org/editorial/3182#more

CIÊNCIA, LESGISLAÇÃO E LITERATURA: CORPO E CIDADE NO UNIVERSO PROSTIBULAR MEXICANO DA VIRADA DO SÉCULO XIX AO XX

Acaba de sair a nova edição da Revista de História Comparada da UFRJ, na qual há um artigo que escrevi em colaboração com o Prof. Mauricio de Bragança, do Depto. de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense.
O artigo está inserido em um dossiê temático sobre "A construção social do corpo", que conta com outros artigos que abordam o tema, principalmente pelo viés dos estudos de gênero.
A edição está acessível em: http://www.hcomparada.ifcs.ufrj.br/revistahc/revistahc.htm
Boa leitura!

Postagens populares