sexta-feira, 23 de maio de 2014

Chamada para publicação da Revista Eco.Pós | vol. 17.2. Transformações do visual e do visível


Está aberta, até o dia 20 de junho, a submissão de trabalhos para o segundo número da revista ECO-PÓS, cujo tema é "Transformações do visual e do visível". O periódico aceita trabalhos com autoria de doutores ou em co-autoria com doutores. Mais abaixo, a ementa do dossiê.

Em fluxo contínuo, podem ser feitas submissões para a seção "Perspectivas", que abriga temas livres. A seção "Resenhas" não conta com a restrição de titulação, mas devem ser de títulos com até dois anos de publicação.

O link para submissões é o seguinte: http://www.revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/index 


vol. 17.2. Transformações do visual e do visível

Contemplará estudos sobre as transformações da cultura visual e dos regimes de visibilidade nas sociedades moderna e contemporânea, especialmente aqueles que abordem tais dimensões: as mediações tecnológicas e as reconfigurações da experiência visual; o papel dos dispositivos audiovisuais na construção do olhar; os regimes de historicidade da visualidade; o fetichismo da imagem e a cultura do consumo; a crise do real e a espetacularização; as reconfigurações do público, do privado e do íntimo na sociedade da imagem; as articulações dos regimes de visibilidade midiática com modos contemporâneos de subjetivação; os simulacros, a simulação e a hiper-realidade; a impregnação da imagem na vida cotidiana e as possibilidades de transmutação do imaginário em imagens tangíveis; os hibridismos entre imagens e objetos; as narrativas visuais pós-fotográficas; as diferentes estratégias de produção de “efeitos de real” nos discursos imagéticos; o “ao vivo” e o “tempo real” no telejornalismo e em outras performances da imagem; as articulações e tensões entre o ficcional, o jornalístico e o documental; a cultura participativa e os novos produtores de imagens; as imagens da multidão, da massa e do povo; as disputas pela visibilidade na cultura das celebridades; a política de imagens e as imagens da política; os dispositivos midiáticos nos processos de constituição do visível e do invisível; e, também, as imagens de vigilância, seus dispositivos de controle e a constituição de um novo regime de visualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares