quarta-feira, 11 de novembro de 2009

5as Conferências de Filosofia e Epistemologia do Instituto Piaget

Reunindo especialistas de diferentes áreas e convidando-os a produzir as suas próprias reflexões acerca da temática da condição humana a partir das obras do neurocientista António Damásio, do filósofo Espinosa, do pensador multifacetado George Steiner e de um dos mais importantes escritores portugueses do Século XX, Miguel Torga, as 5as Conferências de Filosofia e Epistemologia do Instituto Piaget procuram contribuir para a abertura de novas perspectivas de reflexão e investigação interdisciplinar e nos campos específicos da neurologia, da filosofia e dos estudos literários e culturais.

Temas como:

  • a relação corpo/mente;
  • a relação homem/natureza (ou liberdade/necessidade);
  • a relação finitude/transcendência;
  • a relação entre a razão e os sentimentos e emoções;

são hoje reequacionados pelo progresso das neurociências, que avançam hipóteses e respostas que modificam concepções tradicionais do humano, com evidentes consequências existenciais, epistemológicas, éticas, culturais e civilizacionais.

Esses mesmos temas, e as incertezas, questões e angústias com que são vividos pelo homem contemporâneo atravessam as análises literária, cultural e civilizacional de Steiner e a obra literária de Torga.

E talvez, como António Damásio procurou mostrar, seja na obra de Espinosa, mais do que na de qualquer outro dos grandes filósofos, que podemos encontrar hoje os conceitos e as intuições que nos permitem enquadrar essas transformações da visão do humano e as perguntas e incertezas por elas geradas.

É à exploração destes temas centrais do nosso tempo que o Instituto Piaget convida todos aqueles que, independentemente das suas áreas particulares de actividade e conhecimento, queiram participar nas 5as Conferências Internacionais de Filosofia e Epistemologia.


Mais informações: http://30anos.ipiaget.org/conferencias-internacionais-epistemologia-filosofia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares