quinta-feira, 13 de outubro de 2011

IV Encontro Internacional do Conexões Itaú Cultural será na Galiza, Espanha | Conexões Itaú Cultural



A Literatura Brasileira hoje. Diálogos Galiza-Brasil – IV Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, que terá lugar em Santiago de Compostela, entre os dias 17-19 de outubro de 2011, é o quarto encontro internacional do programa do Itaú Cultural e o segundo realizado fora do País – o primeiro foi na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). No Brasil foram realizados os encontros de pesquisadores, tradutores e escritores brasileiros e estrangeiros em São Paulo (2008) e no Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro(2009). Além disso, o Conexões Itaú Cultural já apresentou seu mapeamento internacional da literatura brasileira na instalação da Associação Europeia de Pesquisadores em Brasil(Universidade de Salamanca, Espanha, em 2009), no 10º Congresso Internacional da Brasa (Brazilian Studies Association) (Brasília, em 2010), além de participações no Fórum das Letras 2010 (Ouro Preto-Minas Gerais) ou das edições de 2010 e 2011 na FLIP de Paraty.

Os convidados discutirão sobre as dinâmicas atuais da literatura brasileira e as dificuldades para se inserir nos espaços da crítica e dos mercados internacionais e contrastar essa situação com escritores/as galegos/as homólogos e com críticos
literários, editores, pesquisadores, docentes e tradutores.

A estrutura do encontro será de workshop no Consello da Cultura Galega, iniciando-se na tarde do dia 17 e continuando com sessões de trabalho, entre as 9.30h e as 18h, nos dias 18 e 19.

Para a atividade no Consello da Cultura Galega, o Itaú Cultural convidou escritores/as brasileiros/as com trajetórias amplamente consolidadas e com obras traduzidas em diversos países – Luiz Ruffato, Márcio Souza, Cíntia Moscovich, Marçal Aquino e Marco Lucchesi – e pesquisadores/as internacionais, especialistas brasilianistas – Florencia Garramuño, da Universidade de Santo Andrés, Buenos Aires, Argentina, Leonardo Tonus, da Sorbonne, Paris IV, França, além de Darlene Sadlier, da Universidade de Indiana, EUA. A lista de debatedores se completa com treze escritores, pesquisadores, editores e tradutores de literatura brasileira convidados do Consello da Cultura Galega, da Fundación Cultural Hispano-Brasileña e da Universidade de Santiago de Compostela.


IV Encontro Internacional do Conexões Itaú Cultural será na Galiza, Espanha | Conexões Itaú Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares