quinta-feira, 31 de maio de 2012

V SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL: Geopolítica, arte e cultura visual


De 4 a 6 de junho estarei em Goiânia por ocasião do V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, onde apresentarei trabalho sobre a imagem e linguagem na poética do português Camilo Pessanha, poeta que tive a sorte de ler na minha última temporada lisboeta, no seminário da Profa. Paula Costa (UNL).

A programação geral do evento pode ser conferida aqui e as sessões de comunicação aqui.

Segue o resumo de minha apresentação, que tem o título "ENTRE O ASSASSÍNIO E A REVELAÇÃO: IMAGEM E LINGUAGEM NA CLEPSYDRA, DE CAMILO PESSANHA"

"Propomos uma análise do estatuto da imagem e da visualidade na poética de Camilo Pessanha (1867-1926). Primeiramente, retomamos as teses do historiador da arte Jonathan Crary (1992), a partir das quais investigamos a pregnância do sentido da visão e das imagens nos textos que integram a Clepsydra, livro do poeta simbolista português, publicado em 1920. Em um segundo movimento, evocamos os conceitos de imagem de Henri Bergson e de linguagem de Maurice Blanchot para pleitear a extemporaneidade da poética de Pessanha, a partir do papel que visão e imagem adquirem em sua obra, bem como nos regimes epistemológicos ditos pós-modernos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares