quinta-feira, 31 de maio de 2012

V SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL: Geopolítica, arte e cultura visual


De 4 a 6 de junho estarei em Goiânia por ocasião do V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, onde apresentarei trabalho sobre a imagem e linguagem na poética do português Camilo Pessanha, poeta que tive a sorte de ler na minha última temporada lisboeta, no seminário da Profa. Paula Costa (UNL).

A programação geral do evento pode ser conferida aqui e as sessões de comunicação aqui.

Segue o resumo de minha apresentação, que tem o título "ENTRE O ASSASSÍNIO E A REVELAÇÃO: IMAGEM E LINGUAGEM NA CLEPSYDRA, DE CAMILO PESSANHA"

"Propomos uma análise do estatuto da imagem e da visualidade na poética de Camilo Pessanha (1867-1926). Primeiramente, retomamos as teses do historiador da arte Jonathan Crary (1992), a partir das quais investigamos a pregnância do sentido da visão e das imagens nos textos que integram a Clepsydra, livro do poeta simbolista português, publicado em 1920. Em um segundo movimento, evocamos os conceitos de imagem de Henri Bergson e de linguagem de Maurice Blanchot para pleitear a extemporaneidade da poética de Pessanha, a partir do papel que visão e imagem adquirem em sua obra, bem como nos regimes epistemológicos ditos pós-modernos."

terça-feira, 29 de maio de 2012

Rio+20: Dando início aos trabalhos #CineclubeCiênciaemFoco



Dia 2 de junho, o Cineclube Ciência em Foco apresenta Árido Movie (Brasil, 2005), de Lírio Ferreira, seguido da palestra “O clima em nossas histórias e nossas histórias sobre o clima”, com Renzo Taddei, professor e pesquisador da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da ECO-UFRJ. No mês em que se realiza a Rio+20, o convidado do Ciência em Foco usa o filme como uma provocação. Taddei propõe “uma reflexão sobre o que está em jogo - e como está o jogo - quando o clima passa a cumprir o papel de metáfora chave para as mais diversas arenas de embate da contemporaneidade”.
No enredo, um repórter do tempo que mora em São Paulo retorna à sua cidade natal, no interior do nordeste, para o enterro do pai, que foi assassinado. Lá ele encontra uma parte da família que ainda não conhecia, e que lhe cobra vingança pela morte do pai. Com um elenco de primeira, José Dumont, Paulo César Pereio, Selton Mello, Giulia Gam e Renata Sorrah, entre outros, o filme se destacou no Festival de Pernambuco com seis prêmios, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello), Melhor Fotografia, Melhor Edição e Prêmio da Crítica.

O evento acontece no próximo sábado (dia 2), às 16h, na Casa da Ciência, ali em Botafogo, entre o Rio Sul e o falecido Canecão!

Saiu uma entrevista ótima com o Renzo sobre o tema da palestra no blog do cineclube: http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com.br/2012/05/mudando-para-que-nada-mude.html 

Até lá!

sábado, 5 de maio de 2012

Quem veio conversar com Gumbrecht na última quinta-feira?


Semanalmente, no curso "A vida secreta dos objetos", um aluno fica responsável por tomar nota dos autores que são citados na discussão mas não estão necessariamente listados no programa. Na última quinta-feira, dia 3, fui esta pessoa.
O programa da aula era "Materialidades: comunicação e presença [Gumbrecht]" e esta foi conduzida pela Profa. Simone Pereira de Sá


TEXTO-AULA: Introdução e caps “Para além do sentido: posições e conceitos em movimento” e “Epifania/prentificação/ Dêixis: futuros para as humanidades e as Artes.” do livro : “Produção de Presença - o que o sentido não consegue transmitir” - Gumbrecht, Hans Ulrich. Contraponto/PUC-Rio, 2010, Rio de Janeiro

TEXTOS COMPLEMENTARES: 
Gumbrecht, Hans Ulrich. Corpo e Forma. Ensaios para uma crítica não-hermenêutica. Org: João Cesar de Castro Rocha. Rio de Janeiro, EDUERJ, 1998;
Gumbrecht, Hans Ulrich; PFEIFFER, Ludwig – Materialities of Communication. Stanford. Stanford Univ Press, 1994
Pereira, Vinicius Andrade - Reflexões sobre as materialidades dos meios: embodiment, afetividade e sensorialidade nas dinâmicas de comunicação das novas mídias. Revista Fronteiras VII(2): 93-101, mai-ago de 2006.


Obras (ordem alfabética – sobrenome do autor):


AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1998.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
CHARNEY, L. e SCHWARTZ, V. (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CRARY, Jonathan. Suspensions of perception: attention, spectacle and modern culture. Massachusetts: MIT Press, 1999.
CRARY, Jonathan. Techniques of Observer. On vision and modernity in the XIXth century. Massachusetts: MIT Press, 1993.
DIDI-HUBERMAN, George. Invention de l'hystérie: Charcot et l'iconographie photographique de la Salpêtrière. Paris: Éditions Macula, 1982.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 2001.
FARGE, Arlette. Essai pour une histoire des voix au dix-huitième siècle. Paris: Bayard, 2009.
GADAMER, Hans-Georg. Truth and Method. London: Sheed & Ward, 1975.
GUMBRECHT, H. U. Corpo e forma: ensaios para uma crítica não-hermenêutica. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
GUMBRECHT, H. U. In 1926: Living on the Edge of Time. Cambridge: Harvard University Press, 1997.
GUMBRECHT, H. U. Modernização dos sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998.
GUMBRECHT, H. U. “‘Pathos da Travessia Terrena’- o Cotidiano de Erich Auerbach”, in Castro Rocha, João Cezar de. V Colóquio UERJ: Erich Auerbach. Rio deJaneiro: Imago, 1994.
MOTTA, Nelson. Noites tropicais: solos, improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000.
RANCIÈRE, Jacques, The Emancipated Spectator. Londres, Nova York: Verso, 2009.
RICOEUR, Paul, Hermeneutics & the Human Sciences: Edited & Translated by John B. Thompson. Cambridge, Paris: Cambridge University Press, Editions de la Maison des Sciences de l'Homme, 1981.
SHAVIRO, Steven. “The Universe of Things” (http://www.shaviro.com/Blog/?p=893)
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Autores (ordem de aparição):

Hans Robert Jauss
Wolfgang Iser
Friedrich Schleiermacher
Louis Hjelmslev
Roger Chartier
Friedrich Kittler
Humberto Maturana
Francisco Varela
Niklas Luhmann
Norbert Elias

Polêmica Andréa Daher Vs. H. U. Gumbrecht

Vídeo  de McLuhan falando, com mulheres nuas ao fundo (se eu descobrir a referência exata atualizo aqui)

Postagens populares