sábado, 3 de novembro de 2012

"Heterocronia e metaestabilidade em David Claerbout", artigo recém-publicado em e-book da Rede ICCI


O Seminário ICCI – Imagens da Cultura / Cultura das Imagens nasceu de uma cooperação ERASMUS (cooperação e circulação de professores e estudantes entre Universidades europeias) entre a Universidade Aberta e a Universidade de Múrcia e com a cooperação do Núcleo de Pesquisa em Hipermédia da PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) tendo como objetivo a Internacionalização da investigação e a ligação entre investigadores das diversas Universidades e grupos de investigação envolvidos no projeto. Protagonizaram a iniciativa os Professores Pedro Hellín da Universidade de Múrcia, Sérgio Bairon da Pontifícia Universidade de São Paulo, atualmente professor na Universidade de São Paulo e José da Silva Ribeiro da Universidade Aberta.

A Universidade Mackenzie esteve presente desde a primeira hora e o programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura organizou a 3ª Edição do Seminário em Agosto de 2007 e o Grupo de pesquisas Design, Arte: linguagens e processos, com a importante cooperação dos coordenadores dos Grupos Temáticos do Seminário, organizou a 7ª Edição do ICCI. No âmbito da realização do V Seminário ICCI na Universidade de Sevilha foi criada uma rede de grupos de pesquisa implicada nos mesmos objetivos de cooperação científica internacional no âmbito das ciências sociais e da comunicação, focalizada nas temáticas da imagem e da cultura visual e sonora e as questões da interculturalidade e do transnacionalismo, numa perspetiva interdisciplinar.

David Claerbout, Vietnam, 1967, near Duc Pho (reconstruction after Hiromichi Mine)

Como resultado da 7ª edição do ICCI, acaba de ser publicado o e-book Antropologia, arte e sociedade. 7º Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens, organizado por Ariane Daniela Cole e José da Silva Ribeiro. Abaixo segue o resumo do texto que apresentei no Seminário, parte da minha pesquisa de mestrado na ECO/UFRJ, e que está publicado integralmente no livro eletrônico.


"Heterocronia e metaestabilidade em David Claerbout"

Thomas Levin (2006) forjou o conceito de imagem heterocrônica para dar conta de um conjunto de imagens que, produzidas digitalmente, colapsavam a distinção formulada na estética de Gothold Ephraim Lessing entre Nacheinander (sequencial) e Nebeneinander (justaposto). Para Lessing esses dois termos articulam duas lógicas estéticas diferentes: Nacheinander indica o desenrolar da ação no tempo e pode ser entendido como narrativa; Nebeneinander consiste na visibilidade da ação através da co-existência de suas partes no espaço e pode ser entendido como imagem. O nosso atual momento histórico-midiático transicional, marcado pelo advento da imagem digital em movimento, caracteriza-se pelo colapso dessas duas categorias opostas. A fim de escrutinar as implicações deste colapso, propomos uma análise de algumas obras do artista belga David Claerbout à luz da noção de heterocronia e do conceito de metaestabilidade, postulado por Gilbert Simondon (1964) para dar conta de sistemas cuja estabilidade não significa o apagamento da indeterminação inerente ao devir.

Palavras chave: imagem digital, heterocronia, metaestabilidade, David Claerbout, arte contemporânea

O e-book, com o texto na íntegra, pode ser acessado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares